Devo começar dizendo que sou a louca das técnicas de produtividade. Já testei tudo o que vocês possam imaginar. E há alguns anos venho testando (e amando) uma técnica de blocos de tempo. Não sei se existe um nome “oficial” pra essa técnica, não lembro onde foi que vi, só sei que dá muito certo para mim. Essa técnica é ótima para quem tem costume de ficar tentando fazer vários tipos de tarefa ao mesmo tempo, ou fica pulando de tarefa em tarefa e nunca consegue se engajar em uma por muito tempo (alô TDAHs que não conseguem se concentrar em uma coisa por muito tempo, essa é ótima para vocês).
Essa técnica consiste em você definir blocos de tempo durante o seu dia para realizar tarefas de determinada categoria. Vou usar como exemplo a minha rotina para vocês entenderem melhor. Eu estou sempre estudando algo novo, então todos os dias eu tenho um bloco de tempo de 20 minutos pela manhã destinado ao estudo (pode ser um livro, um curso, qualquer coisa da categoria “aprendizado”). Nesses 20 minutos meu foco é total naquela tarefa. Primeiro me preparo para aquela tarefa (p.ex. vou ao banheiro, pego minha garrafinha de água, organizo meu espaço de estudo, etc), então coloco o celular longe e retiro todas as distrações. Colocar um timer ou ter um relógio por perto também é muito importante, tanto para você não sair da tarefa antes da hora quanto para você não se empolgar nela e ficar por muito mais tempo do que o determinado.
A diferença do bloco de tempo para definir horários para cada coisa é que no bloco de tempo os seus horários ficam mais flexíveis. Por exemplo: ao invés de determinar que você vai estudar de 9 às 10hrs, você pode determinar que vai estudar 1h pela manhã, aproximadamente perto das 9hrs. Então caso aconteça algum imprevisto e às 9hrs você ainda não esteja pronta para estudar, não tem problema, pois o foco é a duração da tarefa, não o horário que ela começa e termina.
Você não precisa definir blocos de tempo para tarefas muito específicas, até porque a ideia dessa técnica é justamente a flexibilidade. Por exemplo: você não precisa determinar que vai estudar português todos os dias pela manhã por 20 minutos. Talvez seja mais interessante para você determinar que vai estudar pela manhã por 20 minutos alguma matéria que está tendo mais dificuldade na escola, seja português, seja qualquer outra.
Quando começo a trabalhar, perto das 9hrs, coloco um bloco de tempo de 40 minutos para responder clientes. Nesses 40 minutos o foco é total em responder directs, WhatsApps, e comentários em posts. Está proibido fazer outra coisa que não seja responder clientes, a menos que surja algo muito urgente.
Depois de responder as clientes eu tenho um bloco de tempo que chamo de “alta concentração”. São tarefas que normalmente faço sentada, pelo computador ou celular, como por exemplo criar postagens da semana, subir novos arquivos na plataforma, planejar a ação de vendas da semana que vem, etc. É muito interessante ter uma lista de tarefas categorizada. Nesse caso a categoria dessa minha lista de tarefas é justamente “alta concentração”. Nessa lista coloco todas as tarefas que irei fazer nesse bloco de tempo.
Depois do almoço gosto de fazer tarefas mais manuais (minha concentração para tarefas mais intelectuais é bem melhor pela manhã). Então coloco um bloco de tempo de umas 3hrs para tarefas de produção da fábrica. E eu tenho uma lista de tarefas de produção. Então durante essas 3hrs meu foco é total na lista de tarefas da categoria “produção” (p.ex. fazer capas de cadernos, fazer bolsos de papel, imprimir divisórias, fazer marca páginas, cortar adesivos, etc).
Agora me contem aqui, vocês já testaram essa técnica? Se sim compartilha com a gente um pouquinho da sua experiência! E se nunca testou, comente o que achou dela e se ela pode ser útil para você.
No Comments